Planilha de Orçamento Familiar e Pessoal GRÁTIS

Planilha de Orçamento Familiar e Pessoal - GRÁTIS

E aí poupadores, tudo certo?
Bom, você já deve ter lido aqui no Poupando Juntos os 10 passos fundamentais para organizar sua vida financeira (se não viu, corre lá e vê agora). Com certeza, você já entendeu que antes de fazer qualquer investimento é preciso planejamento. Por isso elaborei essa maravilhosa Planilha de Orçamento Familiar (ou pessoal).

Eu sei o quanto é tentador pular todos os passos “chatos” da educação financeira e partir para a parte boa: investir.

Mas, acredite: vai ser um tremendo tiro no seu próprio pé investir sem antes ter o controle absoluto das suas finanças. E mais: se você não administra nem o seu orçamento, como vai ter controle sobre seus investimentos?

Por que devo ter controle sobre meus gastos?

Se você não sabe quanto dinheiro entra, nem quanto sai, consequentemente não sabe quanto sobra. Se é que sobra!

Você sabe quanto você “custa” mensalmente? Sabe o quanto gasta em coisas essenciais e o quanto está destinando para o entretenimento? Tem ideia de quanto está desperdiçando em coisas supérfluas?

Entenda de uma vez por todas: você só vai conseguir ter uma vida financeira saudável e começar a ganhar dinheiro de verdade, se tiver planejamento.

E o planejamento começa pelo controle de gastos. Por isso seu primeiro passo vai ser baixar a Planilha de Orçamento Familiar do Poupando Juntos.

Baixe agora! Planilha de Orçamento Familiar e Pessoal

Mas essa é uma planilha de orçamento familiar ou pessoal?

Os dois. Ela é extremamente simples. Você pode lançar os valores recebidos/gastos de maneira unitária ou o somatória da família.

Outra alternativa é ter uma planilha separada para cada membro da família e depois somá-las. Você usa como quiser, e é fácil e rápido de qualquer jeito!

Como funciona essa planilha? É simples mesmo?

Muito! Mesmo quem nunca teve contato com planilhas consegue usar sem problemas.

A Planilha de Orçamento Familiar e Pessoal é dividida por categorias, para que você tenha o controle do que gasta e ganha por cada segmento.

Por exemplo: em “Receita familiar” você lança todo o dinheiro que ganhou no mês. Pode ser salário, bônus, horas extras, etc… Já na categoria “habitação” você inclui os gastos referentes à sua casa, como aluguel, luz, condomínio ou qualquer outro que desejar.

Mês a Mês

Mês a Mês

A Planilha de Orçamento Familiar e Pessoal é dividida em colunas correspondentes aos 12 meses do ano. Logo, você vai ter o controle do seu ano inteiro em uma só planilha. Ah, lembre-se sempre de conferir se lançou o valor na coluna do mês correto.

Na coluna final, você vê a somatória anual dos valores de cada item, e na última linha em amarelo a somatória da categoria.

Somatória anual total

O saldo

Ao final da planilha, você encontrará a tabela “saldo”. E essa é a hora da verdade!

De forma resumida, você vai ver a somatória do que ganhou (Receita) e do que gastou (Despesa), e logo abaixo o saldo final.

Saldo total

Se o resultado aparecer em verde, parabéns. Você já está trilhando o caminho da riqueza. Se ficar vermelho, é hora de analisar o orçamento e sair do negativo o quanto antes.

Eu preciso calcular?

Você não precisa fazer absolutamente nenhum cálculo.

Nossa planilha de orçamento familiar e pessoal é toda automatizada e faz todos os cálculos automaticamente.

Você só precisa inserir os valores e o resultado é mostrado nas linhas que mostram o total.

Posso adicionar, remover ou editar algum item?

Claro! Quando elaborei a planilha, coloquei alguns itens que são mais comuns a todos. Mas você pode alterar isso à vontade.

Por exemplo: se você contrata uma diarista, pode adicionar esse item na categoria “Habitação”. Se não assina TV a cabo, pode remover o item TV e assim por diante.

Aqui vale uma observação interessante: Não coloquei o item “cartão de crédito” pelo seguinte motivo: a ideia aqui é entender seu orçamento, onde você gasta seu dinheiro.

Eu, por exemplo, faço a maioria das compras no cartão de crédito, e a fatura do cartão me diz exatamente quanto eu gastei em cada segmento. Alimentação, transporte, vestuário, etc…

Maaas… Se você achar mais cômodo, pode criar um item “cartão de crédito” dentro de alguma categoria e lançar tudo junto. Eu não recomendo, porque dessa forma você vai ter menos precisão e vai ficar difícil fazer os ajustes necessários. Mas, claro, a escolha é sua.

Se quiser adicionar um item:

Se você quiser adicionar o item diarista, por exemplo. Na sua planilha de orçamento familiar e pessoal faça os seguintes passos:

  • Localize a categoria “Habitação”
  • Clique com o botão direito do mouse no número localizado na primeira coluna da planilha, na linha onde quiser inserir o novo item
    Clique no número à esquerda com o botão direito
  • Clique em “inserir”
    Clique em "inserir"
  • Digite o novo item. No caso do nosso exemplo “diarista”
    Digite o nome do novo item
  • Pronto. O novo item aparecerá na linha logo acima que você selecionou

Se quiser deletar um item

Se você quiser remover o item internet, por exemplo, faça o seguinte:

  • Localize a categoria “Habitação”
  • Clique com o botão direito do mouse no número localizado na primeira coluna da planilha, na linha do item “Internet”
    Clique com o botão esquerdo no número à esquerda
  • Clique em “excluir”
    Clique em "excluir"

Se quiser editar um item

Se você quiser mudar o item TV para TV a cabo, por exemplo:

  • Localize a categoria “Habitação”
  • Dê 2 cliques na célula “TV”
  • Digite o que quiser. No nosso caso “TV a cabo”

Nenhum mistério né?

Conclusão

O objetivo do Poupando Juntos é ajudar a todos que querem dar os primeiros passos da educação financeira, e fazer esta caminhada juntos. Passo a passo.

Sei como é difícil começar todo esse processo, por isso gosto de trazer essas ferramentas que facilitam muito as tarefas mais chatas, como controlar os gastos.

E esta é só a primeira delas. Acompanhe o blog, pois constantemente vou lançar materiais como esse. Sempre tentarei deixar o mais simples e intuitivo possível, para que a nossa caminhada rumo à independência financeira seja tranquila e prazerosa.

Agora é a sua vez, caro amigo poupador.

Baixe agora a sua Planilha de Orçamento Familiar e Pessoal, totalmente grátis!

Baixe agora! Planilha de Orçamento Familiar e Pessoal

Espero que nosso material seja muito útil! Deixe seu feedback nos comentários. Isso ajuda muito para melhorarmos cada vez mais nosso conteúdo.

Grande abraço, e seguimos Poupando Juntos!

1 comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar